Resenha de produto: Paleta de sombra fosca da Jasmine
Resenha de produto: BB Cream da L'oréal
Maquiagens: ùltimos trabalhos de maquiagem




29 novembro 2013

Dicas de fotografia para maquiagem: distância focal

Oi amoreeees!!! Esse post vem sendo muuuito pedido por várias leitoras e eu estava pensando na melhor forma de fazê-lo já que esse é um assunto bem extenso e eu não queria fazer um post mega cansativo. Por isso decidi dividir o assunto em alguns posts (série #dicasdefotografia) para explicar melhor cada item, o que vocês acham? Nos cursos de maquiagem que ministro eu sempre dou dicas para fotografar melhor as maquiagens pois não adianta nada fazer uma make liiiiinda e não conseguir mostrar esse resultado em uma foto, não é mesmo? E essa é a dúvida de muuuita gente, sempre recebo perguntas relacionadas a esse assunto. Hoje em dia, imagem é tudo e a propaganda é a alma do negócio, então não adianta você saber maquiar e não saber fotografar para mostrar, publicar etc.

Só para dar um exemplo, olhem só essa imagem abaixo…

ponto

As imagens foram fotografadas do mesmo local, mas vejam a diferença… A mesma coisa acontece na maquiagem, você quer que sua maquiagem seja mostrada como na primeira ou na segunda foto? E isso não é photoshop, é apenas uma combinação de ângulo, luz, distância focal e por aí vai… Para isso, não existe sorte, você precisa dominar a câmera para “dizer” a ela como você quer a sua foto e para isso vocês precisam conhecer e dominar distância focal, abertura do diafragma, velocidade do obturador e por aí vai, mas calma que a Nathy vai ajudar vocês! :)

Bom, antes de mais nada, deixa eu contar uma coisa para vocês. A maioria das pessoas (tipo 99%) se preocupa em saber quantos megapixels tem uma câmera, mas posso falar? Isso diz muito pouco ou quase nada da qualidade de uma foto. Aliás eu nem sei quantos megapixels tem a minha câmera kkkkkk sério! Acho que tem escrito na câmera, mas nunca reparei (agora vou reparar porque fiquei curiosa kkkk), mas é que é algo que pra mim não é importante, aliás, não deveria ser algo tão importante assim na hora de comprar uma câmera, mas é a primeira pergunta que as pessoas fazem: “Quantos megapixels tem essa câmera?”. Gente, megapixels equivale ao tamanho da imagem impressa, ou seja, você quer imprimir a foto num tamanho A4? Então uma câmera de 5 megapixels já resolve seu problema. Mas não, a pessoa quer comprar uma câmera de 24 mp como se algum dia fosse imprimir uma foto do tamanho da parede (#sóquenão)… Percebem? O que eu quero dizer para vocês é que megapixels diz apenas o tamanho da imagem e não a qualidade da imagem, ok? Qualidade da imagem é dada por oooutros fatores, mas isso é assunto para o próximo post, tá bom?

No post de hoje vamos falar sobre distância focal (oi?). Calma, vocês sabem o que é, só que conhecem por outro nome rs. Distância focal é algo que provavelmente vocês conhecem como “zoom”. Em câmeras compactas a gente não costuma olhar distância focal e sim “zoom”, tipo zoom 3x, zoom 5x e por aí vai. Em câmeras profissionais provavelmente um fotógrafo nem sabe quanto de zoom a lente tem, mas sabe dizer a distância focal da lente: 18-55mm, 18-135mm e por aí vai também… Mas isso é a mesma coisa, uma lente 18-55mm tem aproximadamente 3x de zoom porque se dividir 55/18 = 3, enquanto uma lente 18-135mm tem aproximadamente 7x de zoom. Antes eu usava uma câmera (canon SX40, do tipo superzoom) que tinha 35x de zoom, mas ao se olhar as especificações técnicas dava para ver que a distância focal dela era 24-840mm e se dividirmos 840/24 = 35. Viram? O problema é que não adianta olhar só o zoom, por exemplo, uma lente 18-55mm e uma lente 70-200mm tem aproximadamente 3x de zoom, no entanto são lentes que possuem distâncias focais completamente diferentes… entenderam? Bom, mas em que isso vai interferir na qualidade da fotografia? Em muita coisa! Para fotografias de paisagens, o ideal é usar menos zoom, ou seja, uma menor distância focal (10mm, 18mm…). Já para retratos (e aqui entra a maquiagem) o ideal é fotografar com uma distância focal maior, como 35mm, 50mm, 80mm… Um mesmo retrato pode apresentar resultados beeeem diferentes quando fotografados de distâncias focais diferentes. Reparem essa foto abaixo e as respectivas distâncias focais:

zoom

Viram como o rosto é “deformado” dependendo da distância focal utilizada? Vocês já devem ter ouvido falar que a lente “queridinha” dos fotógrafos é a 50mm (ou cinquentinha) e o motivo é simples: é a lente que causa menor deformação ao se fazer fotografia de pessoas, então na foto acima provavelmente o rosto que mais se aproxima do rosto “real” do rapaz é o da fotografia na distância focal de 50mm. Reparem como na fotografia com 18mm o rapaz ficou com o rosto bem mais arredondado e com um nariz bem maior, você não quer esse efeito ao fotografar sua cliente maquiada né? Além disso, reparem no fundo da foto, quanto maior a distância focal maior é o desfoque do fundo, deixando assim o objeto ou pessoa que se quer fotografar em “destaque”, já que ele estará focado e o fundo desfocado, outra dica de ouro para fotografar maquiagens.

Obviamente que quanto maior a distância focal, mais a lente aproxima o assunto. Por isso que uma dica que eu dou no curso é: se afaste da modelo, dê zoom e tire a foto, ao invés de ficar mais próxima da modelo com a câmera sem zoom. Ahhh mas tem que ser zoom óptico (da lente), zoom digital detona com a qualidade da imagem, não usem! Reparem as foto abaixos que vocês vão entender o que eu quero dizer…

biz

df2

var

Viram? Uma dica que pode parecer “boba”, mas acreditem, é valiosa… Bom amores, então, por hoje é isso… Em breve mais um post da série “Dicas de Fotografia”. Gostaram? Me contem! Vocês pediram tanto essas dicas que quero saber se ficou do gosto de vocês, era isso mesmo que vocês queriam? Bjinhos! :)

 

7 comentários:

  1. Ameiii essas dicas!!!!!
    Eu pensei q o tals mega pixel influenciava na imagem ahahah
    Beeijos Nathy

    Alddy Pessoa

    ResponderExcluir
  2. Anônimo: A maioriiiia das pessoas pensam isso... eu nem sei qtos mp a minha cam tem rs... Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu tb achava isso! rsrsrs.
    Adorei o post Nathy! Valeu!!!!
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  4. Lídia: kkkkk sabiiiia, por isso fiz questão de falar isso no post... A maioriiiiiia pensa isso rs...

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica eu passo mal pra tirar foto das minhas makes. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. NATHY, eu estou AMANDO esses posts de fotografia! Sou maquiadora e minha maior decepção é não conseguir "registrar" a beleza da maquiagem nas fotografias. Eu fico orgulhosa do meu trabalho aí vou tirar a foto e ela não consegue retratar nem o que eu fiz direito, quanto mais realçar ou melhorar ainda mais ;D
    Quando eu me maquio, eu até consigo tirar fotos legais, porque aí posso ter mil tentativas. Agora me diz se pega bem tirar 50 fotos da cliente tentando salvar uma? KKKK e o pior nem tempo tem pra isso.
    Claro que o problema está atras da câmera, no caso eu mesma kkkkkkkk
    Mas aííí, comprei uma câmera nova, semiprofissional, pensando mais em gravar vídeos maaas vou precisar saber usar e entender esses detalhes pra conseguir usar direito e fazer com que ela dê o melhor dela. hhahahaha.

    AMEI mesmo suas dicasssssss! Poste sempre, sempre kkkkk
    Beijo e você é um sucesso! Conheci no fazebook, segui no instagram, inscrevi no canal, e agora ainda leio o blog pq você é fera! Sucesso, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Núbia Ferreira: Que bom que gostou flor! :) Bjos!

    Priscila Santos: Nossa Priscila, não sabe como eu fico quando leio um comentário como eu... sério! Às vezes fico várias horas tirando foto, editando, preparando e escrevendo o post e ninguém comenta fico até triste, mas qdo leio um comentário como eu eu fico tão feliz e vejo pq eu amo ser blogueira e dividir com vcs as coisas que aprendo a cada dia. Muito obrigada mesmo pelo carinho viu! Fico MUITO feliz, de verdade!!!
    Quanto às fotos, acredite, cmg acontecia MUITO isso! Eu cheguei a comprar uma superzoom pra mim (a primeira semiprofissional que comprei) e achei que meus problemas estariam resolvidos, mas vi que não. Só depois de ler muito, estudar e ir treinando (em mim msm) fui vendo o que dava e o que não dava certo, aí por isso decidi dividir um pouco com vocês das minhas técnicas fotográficas rsrs. Espero que sejam úteis :) Um super bjo!

    ResponderExcluir

 
♥ Theme por Yara Lima, do Leitoras Ocultas, clique aqui e faça sua encomenda© 2015 • Todos os direitos reservados • Topo