Resenha de produto: Paleta de sombra fosca da Jasmine
Resenha de produto: BB Cream da L'oréal
Maquiagens: ùltimos trabalhos de maquiagem




11 dezembro 2013

Dicas de fotografia para maquiagem: Abertura do diafragma

Hein? Kkkkkkk aposto que foi o que vocês pensaram quando viram o título desse post, não é o mesmo? Mas calma que hoje vocês vão aprender mais uma suuuuuuper dica para fotografar as makes de vocês! Como prometi para vocês, esse é o segundo post da série #dicasdefotografia (primeiro post AQUI).

Eu posso jurar que todas vocês já se perguntaram como desfocar o fundo em uma foto, acertei? Pois aqui está um graaaande responsável (se não for o maior deles) em deixar o fundo desfocado nas fotos: a abertura do diafragma! Entretanto, para definir a abertura do diafragma você precisa ter uma câmera com controles manuais, como semiprofissionais ou compactas avançadas, senão a câmera define essa abertura automaticamente. Bom, mas o que seria a abertura do diafragma. Há 2 fatores principais que determinam a quantidade de luz que entra no sensor (onde será formada a imagem): abertura do diafragma e velocidade do obturador. O obturador é como se fosse uma janela: quanto mais rápido abrir-se e fechar-se menor é a quantidade de luz que entra no sensor e vice-versa. E o diafragama é como se fosse a pupila dos nossos olhos: quando ela fica maior, entra maior quantidade de luz e vice-versa. Entretanto, o que acontece quando a gente usa colírio (em exames de vista) para dilatar a pupila??? A gente vê tudo desfocado, não é mesmo!? Ah-rá!!! É exatamente o que acontece na câmera: quanto mais aberto a gente deixar o diafragma, mais desfocado ficará o fundo da foto, entenderam?

câmera canon abertura diafragma

Ok Nathy, mas como eu deixo o diafragma beeem aberto então? O diafragma é representado pela letra F e quanto MENOR o número ao lado do F, MAIOR é a abertura do diafragma. Por exemplo: uma abertura F/16 é MENOR do que uma abertura F/3.5. Já uma abertura F/1.8 é MAIOR do que a abertura F/4.0… Entenderam? Sendo assim, para desfocar o fundo das fotos, recomenda-se usar o menor F da câmera. Vejam só:

abertura do diafragma

Reparem as imagens abaixo para entender o que eu estou falando…

desfocar o fundo da foto

como desfocar a foto

como deixar o fundo desfocado

Viram? Isso acontece porque ao aumentar a abertura do diafragma, iremos reduzir a profundidade de campo, ou seja, o que ficará “focado” será um intervalo menor, sendo assim, tudo o que estiver para frente ou para trás desse “intervalo de foco” ficará desfocado. Vejam essa foto que vocês vão entender melhor… A faixa escura representa a profundidade de campo, que é maior em F/22 e beem menor em F/2.8, onde o diafragma está mais aberto.

profundidade de campo

 

Geralmente, as câmeras semiprofissionais e compactas possuem abertura máxima de F3.5, já em câmeras nas quais é possível trocar a lente essa abertura é bem maior, já que é possível comprar lentes com abertura de F/1.8, F/1.4 e até F/1.2. Eu tenho uma lente F1.8 e amooooo! Foi um dos melhores investimentos que fiz! Ela faz um exceleeente desfoque de fundo, deixando assim a pessoa (no caso, cliente maquiada) super em “destaque”, já que o fundo fica desfocado… Olhem só algumas fotos tiradas com essa lente:

desfocando o fundo

como desfocar o fundo

Viram como o fundo fica mega desfocado? Eu também Já falei um pouquinho sobre essa lente nesse post AQUI #meuxodozinho :)

Além de desfocar o fundo, ao abrir mais o diafragma, a quantidade de luz que entra no sensor é maior, o que dá maior qualidade de imagem, a foto fica menos “granulada” sabem? Porque usando uma abertura maior, podemos usar um ISO menor, o que dá maior qualidade… Mas ISO fica para o próximo post, tá bom? E aí, gostaram das dicas? :)

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
♥ Theme por Yara Lima, do Leitoras Ocultas, clique aqui e faça sua encomenda© 2015 • Todos os direitos reservados • Topo